IYENGAR YOGA

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O Hatha Yoga baseado no método Iyengar Yoga tem como objetivo aproximar a prática do Yoga a todas as pessoas, mesmo que elas tenham dificuldades especiais no exercício físico. A modalidade permite e incentiva o uso de material na prática de ásanas – posturas psicofísicas, permitindo com isso que algumas dificuldades ou obstáculos possam ser resolvidos.
É uma prática que exige muita atenção, reflexo e introspecção e que contribui para afastar o stress, acalmar os nervos, desenvolver a força de vontade e a concentração. Aumenta a flexibilidade, a força, a saúde e a vitalidade.
Tem como princípio básico que o Yoga é para todos, assim com a utilização de suportes, pessoas com diferentes capacidades ou problemas específicos de saúde podem gradualmente adquirir força, confiança e flexibilidade, melhorando a sua qualidade de vida.
Com a prática e compreensão percebemos que ásanas (postura) é diferente de um simples alongamento, tal como o pranayama (controle da respiração) é diferente de respiração profunda e meditação é diferente de entrar em transe, de levitação.
As posturas (ásanas) promovem a flexibilidade dos músculos, a expansão da coluna, abdômen e tórax, fortalecem os músculos do aparelho respiratório, melhorando a respiração. A execução dos ásanas mexe com a biomecânica do corpo humano, bem como auxilia a conquista de um alinhamento anatomicamente preciso. Fortalece os músculos, aumenta a flexibilidade, regulariza o metabolismo e os sistemas endócrino, nervoso e imunológico, além de disciplinar a mente, trazendo foco aos pensamentos e poder nas ações. O corpo reage a todo esse processo benéfico aumentando a saúde tanto da parte física como da mental.
Os principais benefícios da prática são: Equilíbrio emocional, combate ao estresse, a insônia e a tensão pré-menstrual, entre outros. E para as crianças, as vantagens vão de um melhor controle da ansiedade e da respiração ao aumento da concentração, da flexibilidade e da postura.