HATHA YOGA

padahastasana.jpg
EU E LEIDE.jpg
restarativo um.jpg
foto tres.jpg
EU SITE NOVO.jpg
20151103_185205.jpg
"O Hatha Yoga é baseado no princípio de que é possível se produzir mudanças na consciência colocando em movimentos correntes de certos tipos de forças sutis (prana) no corpo físico, conseqüentemente o primeiro passo para o contato com níveis mais profundos da consciência é tornar o corpo saudável e pronto para a manipulação dessas forças. Por isso se dá tanta importância na preparação do físico, praticando diversas formas de ásanas." (Taimni, 2006).
A prática de Hatha Yoga faz o praticante usar a mente e concentrar sua atenção para o funcionamento do corpo. O significado de Ha (sol) e tha (lua) são atribuídos à busca do equilíbrio das forças do sol e da lua, por isso o comparativo para o objetivo a ser atingido pelos praticantes:

 

Equilíbrio do corpo e da mente através de ásanas e  pranayamas;
Quietude da mente através do relaxamento e meditação.

Nossas aulas serão compostas de:
 
Ásanas: posturas realizadas com concentração, de forma suave, que deve ser estável e confortável, beneficiam os órgãos, as articulações, glândulas, músculos, vísceras, corrigindo disfunções através de massagens naturais, aprimorando a flexibilidade e o alongamento;
Pranayamas: controle respiratório e energético, além de acalmar e trazer a pessoa para o seu eixo, também tem efeitos metabólicos;
Relaxamento: consiste em se entregar à abstração dos sentidos, com técnicas adequadas executa-se o relaxamento conduzido, o objetivo é desconectar, afrouxar as tensões. Preocupações, conflitos, medos e situações estressantes são colocados, literalmente do lado de fora.
Meditação: o objetivo é abstrair a mente das preocupações externas tornando-a capacitada para a busca de estados mais avançados de controle do fluxo mental, equilibrando corpo e mente principal objetivo do Hatha Yoga.
 
Yoga e seus benefícios
 
Quando a doença se manifesta no corpo físico com certeza ela já se manifestou no corpo energético, portanto cuide da sua energia através de pequenas mudanças e atitudes. Mudando os padrões de pensamentos, abrimos portas interiores e começamos a viver uma nova vida, cheia de alegria, paz, força e discernimento, para a solução devemos mudar o nosso padrão de pensamento cultivando atitudes e pensamentos positivos perante a vida e não cultivar os problemas, qualquer problema, seja ele emocional ou material.
Pensamento é vida e o universo sempre te ajuda, mas lembre-se, depende muito de você. Receba o que é seu por direito. Lute, mude, tenha atitude positiva.
O Yoga, uma atividade originária da Índia, não é terapia, nem religião e muito menos uma ciência médica. Mas, pode ajudar as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. Ajuda muito nesse processo de mudança, pois o homem é visto como um todo, ou seja, corpo, mente e espírito. A prática de Yoga tem como objetivo livrar o homem de qualquer sofrimento, seja corporal, emocional ou mental, portanto não é malhação e nem contorcionismo mas é aquietar a mente e aquietando a mente nos despertamos para a vida, vamos obter consciência do corpo e da mente, olhando o mundo por outro ângulo.
A lista de benefícios do Yoga é imensa, para começar, a prática estimula o funcionamento de todas as glândulas, da tireoide à hipófise e ao pâncreas, dá força à coluna vertebral tendo com isso emoções equilibradas.
É claro que tudo vai depender do interesse de cada um e de sua disposição para alcançar tais objetivos. Confira abaixo, alguns dos benefícios dessa atividade para a saúde física, mental e emocional:
 
Tratamento de questões ligadas ao estresse, depressão, ansiedade, hipertensão e fibromialgia;
Aumenta a flexibilidade e a força dos músculos e articulações;
Melhora a postura, diminuindo dores nas costas;
Ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida;
Aumenta a concentração e o equilíbrio emocional;
Melhora a capacidade imunológica;
Ajuda a melhorar quadros de insônia e depressão; 
Melhora a coordenação motora